Todos os alunos do 1º ciclo do distrito de Portalegre tiveram oportunidade de participar em 5 atividades escolhidas pelo agrupamento da sua escola:

Brigada da

Cantina

A importância do consumo de legumes e vegetais nas suas mais variadas formas está bastante descrita na literatura, sendo essencial para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.

Com uma elevada quantidade de vitaminas, minerais, fibra e água, os legumes e vegetais são indispensáveis a uma alimentação saudável e equilibrada, e essenciais para o desenvolvimento fisico e cognitivo das crianças.

Podem ser consumidos sob a forma de acompanhamento do prato principal, em salada ou na sopa, onde podemos usar a totalidade do alimento, incluíndo, por exemplo, os talos dos vegetais, e combatendo assim o desperdício alimentar. Por outro lado, também se evita a perda de algumas vitaminas e minerais na água de cozedura da sopa.

Objectivos: sensibilização das crianças para a importância do consumo de sopa, vegetais e legumes, contribuindo ao mesmo tempo para a redução do desperdício alimentar associado às refeições na cantina da escola.

Descrição: A atividade consiste em nomear uma “Brigada” que será constituída pelos alunos de uma turma selecionada. Esta “Brigada” irá:

  • sensibilizar os alunos no refeitório para a marcação das refeições;
  • incentivar o consumo da sopa, dos vegetais e legume;
  • tirar fotos aos pratos;
  • pesar o desperdício alimentar;
  • responder a um pequeno inquérito, no final.

 

Idealmente, esta atividade deverá ser realizada pelo menos 3 vezes ao longo do ano letivo, de forma a ser possível tirar conclusões quanto ao efeito da ação de sensibilização.

 

Marmitas

Felizes

Objetivo: Interiorização do conceito da “Roda dos Alimentos”, ajudando as crianças e famílias numa melhor escolha alimentar quando é necessário recorrer a marmitas, particularmente nos lanches diários.

Descrição:

A atividade desenvolve-se nos seguintes passos:

  • Fazer uma breve apresentação às crianças da “Roda dos Alimentos”, reforçando os princípios da “Roda dos Alimentos” e de uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Construir, com a participação ativa dos alunos, uma lista de “Alimentos Permitidos” na elaboração de marmitas (para lanches, merendas, piqueniques e outro tipo de refeições que seja necessário transportar);
  • Esclarecer eventuais dúvidas e transmitir a importância de a lista de “Alimentos Permitidos” chegar aos familiares.

Conheces o teu

Alimento preferido?

A educação alimentar e nutricional é uma grande aliada na promoção da saúde infantil, pelo que a rotulagem é uma ferramenta fundamental no acesso à informação sobre os géneros alimentícios, permitindo realizar escolhas mais conscientes e informadas e efetuar uma utilização mais segura e adequada dos mesmos.

Objetivo: Despertar o sentido crítico das crianças para a composição dos alimentos que escolhem através da leitura dos rótulos, alertando-as para o facto de que muitos alimentos saudáveis podem ser saborosos e tornarem-se, também eles, em alimentos preferidos

Descrição: Sugerem-se 2 atividades:

  • As crianças trazem de casa o seu alimento preferido e, se tiver rótulo, analisam e discutem em conjunto os elementos que compõe, fazendo naturalmente a ligação com as questões relacionadas com a saúde. Os alimentos ficam ao critério das crianças, não precisando de ser, necessariamente, saudáveis.
  • Outra sugestão de atividade será fazer a apresentação de um mesmo produto de 2 maneiras:
    • saudável, representado por produtos em natureza (por exemplo, a laranja);
    • menos saudável, representado por produtos processados (por exemplo, o sumo de laranja concentrado).

 

Cozinhar com as

Crianças

A participação ativa numa tarefa que a criança encara como sendo do adulto, confere-lhe confiança, sentido de responsabilidade e autonomia, o que pode ser um estímulo para criar hábitos de alimentação saudável e apreciar novos alimentos. Adaptando o desafio à idade das crianças em questão, podem ser vários os contributos dos mais pequenos na ajuda da preparação de uma refeição, como, por exemplo: lavar frutas e legumes, recolher os ingredientes necessários, mexer preparados ou colocar ingredientes num recipiente. Estas são algumas das tarefas em que os mais novos poderão pôr a “mão na massa”.

Se a criança for maior, pode treinar conceitos aprendidos na escola, como a leitura, matemática (unidades de medida, frações, multiplicações ou divisões se a receita precisa ser duplicada ou reduzida, por exemplo) e ciências (muitas receitas frequentemente envolvem noções de química e física).

Objetivo: Sensibilização das crianças para a importância de uma alimentação saudável e sustentável, para além da promoção do gosto pela cozinha, envolvendo-as mais na preparação das suas refeições.

Descrição: A atividade consiste num momento de cozinha com as crianças. Sempre que possível, recomenda-se que os produtos sejam fornecidos pela horta da escola ou por um produtor local. As receitas deverão incluir temas como o combate ao desperdício alimentar, a Dieta Mediterrânica, a cozinha em família e a sazonalidade dos produtos. O projeto apoia a realização do evento, bem como a escolha das receitas mais indicadas de acordo com a época do ano e os temas que se pretendem abranger.

 

Visita a um

Produtor Local

Nos últimos anos, a Dieta Mediterrânica tem vindo a ser considerada como uma das dietas mais saudáveis, recomendando a escolha de alimentos sazonais, frescos e pouco ou nada processados. Os alimentos consumidos em fresco são mais ricos em sabor e mais nutritivos, precisamente porque amadurecem na planta ou árvore, respeitando o momento ideal de colheita.

No entanto, o conhecimento generalizado das actividades agrícolas que existiam há cerca de 40 anos em Portugal tem vindo a desaparecer fruto da diminuição da ruralidade, mesmo nas zonas do interior do País. Assim, as crianças em geral e as suas famílias desconhecem a forma de produção da maioria dos alimentos e a sua sazonalidade, bem como as práticas agrícolas associadas. 

Objetivo:  Dar a conhecer a componente agrícola associada à produção de alimentos e aproximar as crianças da agricultura. Pretende ainda sensibilizá-las para a importância da escolha dos alimentos respeitando a sua sazonalidade e a produção local, aproximando os consumidores dos produtores.

Descrição: Visita a um produtor local para as crianças terem contacto direto com as atividades agrícolas como por exemplo, a apanha de maçã, pêra, cereja, azeitona, produção de mel, de azeite, etc. 

Festival das

Sopas

Existem inúmeras razões para consumir sopa, entre as quais podemos destacar:

  • Significativa quantidade de nutrientes (vitaminas, minerais);
  • Existência de substâncias protetoras do nosso organismo que nunca chegariam a ser absorvidas de outra forma;
  • Digestão fácil;
  • Boa fonte de hidratação;
  • Se tomada no início de uma refeição, aumenta a produção biliar e reduz os teores de colesterol, promovendo também a libertação gradual de insulina;
  • Em função dos ingredientes com que é confecionada, pode ser mais ou menos calórica, mais ou menos hidratante, ter mais ou menos sal, com mais ou menos fibra – tornando-a no alimento ideal para qualquer idade e para qualquer estado de saúde;
  • É de confeção económica, relativamente rápida e pode ser preparada antecipadamente.

Objetivos: 

  • Promover o consumo de sopa;
  • Integrar os familiares nas actividades escolares;
  • Integrar as crianças na preparação das sopas (sempre que possível).

 

Descrição: A atividade consiste na preparação de uma sopa por turma, com a ajuda dos familiares. Os produtos para a elaboração das sopas serão provenientes da horta da escola (caso exista), ou facultados pelos familiares, e o festival decorrerá na escola, ou noutro local que seja considerado como mais conveniente, com a máxima participação possível dos familiares e restante comunidade.

Sugere-se que as sopas incluam todas as partes dos vegetais, de forma a dar o exemplo de como contribuir para a redução do desperdício alimentar.

Horta e

Canteiros

Para as escolas que queiram iniciar uma horta e cultivar “cultivar alimentos para comer melhor”,  a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) aconselha:

  • Escolher variedades de culturas resistentes que precisam de pouco tempo ou conhecimento para serem cultivadas;
  • Escolher sempre que possíveis variedades autóctones, locais e/ou tradicionais;
  • Escolher as culturas em função das necessidades nutricionais das crianças;
  • Iniciar o cultivo de alguns alimentos ricos em micronutrientes, tais como alguns vegetais folhosos (fonte mais barata de vitamina A), frutas fáceis de cultivar na horta (morangos, e outros pequenos frutos), e sementes (por exemplo, girassol);
  • Envolver as crianças.

 

Objetivo: Permitir às crianças perceberem de onde vêm alguns dos alimentos do seu quotidiano, o seu processo produtivo, e ainda a sua sazonalidade. Adicionalmente, pretende-se também a sua sensibilização para um maior consumo de vegetais e de alimentos não transformados e para a importância da agricultura em geral na produção dos alimentos.

Descrição:

As crianças deverão ter um papel ativo no desenho da horta e/ou preparação dos canteiros, seguindo todos os passos necessários:

  • Aplicar o substrato adequado, e semear/plantar de seguida;
  • Registar as datas em que são feitas as sementeiras/plantações, recomendando-se o acompanhamento da evolução da horta/canteiros ao longo do tempo;
  • Colher os produtos, sugerindo-se que seja analisada a sua forma e cheiro;
  • Os produtos devem ser utilizados nos pratos cozinhados na cantina, numa aula de cozinha ou, tal não sendo possível, num lanche mais simples.

O projeto tem disponibilidade para fornecer as sementes, caso seja necessário.

 

Mercadinho

Visita ao Mercado Municipal

Os Mercados Municipais desempenham um papel muito importante ao nível da manutenção das tradições, relações sociais, economia local, proteção da agricultura local, sendo ainda uma montra da sazonalidade associada aos produtos frescos.


Objetivo: Promoção do consumo de hortícolas, de produtos locais, da compra direta ao produtor, e dar a conhecer as tradições, os produtos da região e a sua sazonalidade, integrando os familiares nas atividades escolares.


Descrição: O mercadinho será realizado com os produtos da horta escolar, fornecidos pelos familiares das crianças, ou recorrendo a produtores locais, com a maior participação possível dos familiares e restante comunidade. Em alternativa, pode realizar-se uma visita ao Mercado Municipal/local, para que as crianças interajam com os vendedores do mercado.

Piquenique

saudável

Os Mercados Municipais desempenham um papel muito importante ao nível da manutenção das tradições, relações sociais, economia local, proteção da agricultura local, sendo ainda uma montra da sazonalidade associada aos produtos frescos.


Objetivo: Promoção do consumo de hortícolas, de produtos locais, da compra direta ao produtor, e dar a conhecer as tradições, os produtos da região e a sua sazonalidade, integrando os familiares nas atividades escolares.


Descrição: O mercadinho será realizado com os produtos da horta escolar, fornecidos pelos familiares das crianças, ou recorrendo a produtores locais, com a maior participação possível dos familiares e restante comunidade. Em alternativa, pode realizar-se uma visita ao Mercado Municipal/local, para que as crianças interajam com os vendedores do mercado.